Currículo

O Prof. Paulo Bretones iniciou seus estudos de Astronomia em 1979 e em 80 já atuava no atendimento ao público e ministrando palestras no Observatório Municipal de Campinas.

Formado como técnico em Química pela ETECAP em 1982, realizou estágio no grupo de Fibras Ópticas do IF/UNICAMP e atuou como técnico no grupo de Espectroscopia.

Entre 1988 e 1993 trabalhou no Planetário do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas tendo participado da apresentação de cerca de 900 sessões.

Formado em Química pela UNICAMP em 1991, leciona no ensino fundamental, médio e cursos pré-vestibular, desde aquele ano até o ano de 2009 em várias escolas como Anglo de Limeira e Rio Claro, Objetivo de Campinas e Indaiatuba e no COC de Sorocaba.

Obteve o título de Mestre em Geociências em 1999, no IG/UNICAMP, na área de Área de Educação Aplicada às Geociências, defendendo dissertação de mestrado, sob orientação do Prof. Dr. Maurício Compiani, com o título “Disciplinas Introdutórias de Astronomia nos Cursos Superiores do Brasil”.     

É doutor em Ensino e História de Ciências da Terra, pelo IG/UNICAMP, defendendo tese de doutorado em 2006, também sob orientação do Prof. Dr. Maurício Compiani, com o título “A Astronomia na Formação Continuada de Professores e o Papel da Racionalidade Prática para o Tema da Observação do Céu”.

Como áreas de pesquisa, dedica-se à educação em Astronomia, particularmente na formação de professores, professor reflexivo, racionalidade prática, ensino superior e pesquisa acadêmica.

De 1996 a 1998 foi professor do curso de Química na Universidade São Francisco. Entre 2000 e 2007, foi docente dos cursos de Geografia, Pedagogia e Química no ISCA Faculdades de Limeira onde também atuou como Coordenador do curso de Pedagogia.

Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Em 1991 foi indicado e aceito com consulting member da Comissão 46 (Astronomy Education and Development) da União Astronômica Internacional (IAU) e em 1992 tornou-se Coordenador da Seção de Ensino e Divulgação de Astronomia da Liga Iberoamericana de Astronomia (LIADA). Tem participado de vários congressos de Astronomia no Brasil e exterior com a apresentação de trabalhos na área educacional. Exemplos desses são o Colóquio 162 da União Astronômica Internacional (IAU) ocorrido em Londres, em 1996 e a XXVI Assembléia Geral da IAU, ocorrida em Praga, na República Tcheca, em agosto de 2006.

É autor do livros paradidáticos: “Os Segredos do Sistema Solar” e “Os Segredos do Universo”, publicados pela editora Atual e organizador do livro “Jogos para o Ensino de Astronomia”, publicado pela editora Átomo.

De 1999 a 2007 atuou na instalação e coordenação das atividades do Observatório do Morro Azul do ISCA Faculdades de Limeira.

Tem participado ativamente de projetos de observação do céu e de divulgação astronômica ministrando palestras e cursos dirigidos para estudantes, professores e público em geral. Também tem escrito artigos em jornais e revistas assim como participado de programas de rádio e TV, especialmente em ocasiões de eventos astronômicos de grande repercussão.

Coordena a manutenção do Banco de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia e do site dos Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs).

Foi coordenador da Seção de Ensino e Divulgação (SEDA) da Liga Iberoamericana de Astronomia (LIADA) entre 1992 e 2014 e Presidente da Comissão de Ensino e Divulgação (COMED) da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) de 2012 a 2016.

É co-editor da Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA), e atualmente vice-presidente da Comissão C1 (Astronomy Education & Development) da União Astronômica Internacional (IAU).


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0016646045895716